"Cada entrada na escola é uma travessia"
Loris Mallaguzzi
Chamamos Inserimento a este processo de chegada. Ele não se limita a “adaptar” a criança ao espaço: procura criar relações de confiança, segurança e pertença, que sustentem toda a experiência educativa.
Refletir sobre o Inserimento de um ano para o outro é essencial. Cada grupo, cada família e cada criança são diferentes, e é na escuta e na análise das experiências passadas que encontramos formas de melhorar. Acolher bem é um ato intencional e delicado que exige preparação, presença e um olhar atento para que cada chegada se torne um verdadeiro encontro.
Assim, refletir em conjunto com quem também quer fazer este caminho pode ser uma força, um lugar onde encontramos motivação para não caminhar sozinhos. Estes textos, questões, partilhas de experiências e a validação de valores são fundamentais, sobretudo em ambientes onde, por vezes, nos sentimos isolados.
O webinar não é apenas uma oportunidade para “aprender a fazer”, mas um espaço vivo de partilha, onde as experiências se encontram, se iluminam e se transformam em novas possibilidades para acolher melhor.
Terminamos também a nossa coleção de ebooks e livretos "Materiais que falam" lançando o ultimo eBook - Vidro. Onde nos propomos ultrapassar o receio de trabalhar com materiais “não convencionais”. Exploramos o risco consciente, a riqueza sonora e visual, e a beleza das transparências e reflexos que desafiam a lógica dos espaços “esterilizados” e dos brinquedos comerciais. Aqui, a matéria é convite, surpresa e provocação estética. Com o vidro falamos de luz, de transparência, de reflexos, de cor, de som, temperaturas, da criação de ambientes... Abordamos aqui também o plástico e como estes materiais organizam a nossa "orquestra táctil".
 |
€7.50
E-book 15 "Vidro - Materiais que falam"
ÍNDICE:
1- Introdução
2- Transparências que Revelam... Read more
|
Já no livreto Materiais Naturais, introduzimos também os materiais de madeira artesanais, e partilhamos experiências reais nas valências da creche e do pré-escolar, onde elementos como pedras, galhos, folhas e sementes são mais do que recursos: são parceiros de diálogo. Apresentamos três propostas concretas, enraizadas no brincar livre e na escuta ativa, que mostram como a natureza entra na sala como linguagem e não apenas como cenário. Criamos duas tabelas para vos orientar na exploração e na recolha destes, valorizando a sua materialidade.
No livreto do "Cartão - Materiais que falam" falamos também da documentação viva e da sua importância para o quotidiano da nossa escola. Deixamos dois exemplos da documentação de parede (painéis) e como estes estavam no nosso espaço e foram registados no nosso diário de grupo.
Esperamos que ao percorrem os volumes desta coleção, percebam que, mais do que simples objetos, os materiais que habitam o ambiente educativo falam sobre a forma como vemos a criança, como concebemos a educação e como nos posicionamos no mundo. A escolha consciente de cada elemento revela o nosso compromisso ecológico e sustentável, lembrando-nos de que educar é também cuidar da Terra. É nesse diálogo silencioso entre matéria, ética e beleza que construímos ambientes que não só acolhem, mas também inspiram uma nova cultura de respeito pelo planeta.
Para a semana, regressam os lançamentos semanais de materiais digitais novos. Este ano temos o desafio de apoiar Oficinas para o 1Ceb pelo que muitos dos materiais vão refletir também o nosso trabalho nesse sentido. Conto com o vosso apoio na partilha, sempre que acharem válido para os vossos contatos.
Aproveitem o bom tempo, boas leituras,
Ana